Reestruturação Financeira
O diagnóstico é o ponto de partida do projeto de reestruturação financeira. O processo revela causas explicadoras da situação atual da empresa. Evidenciando, tanto as boas, quanto as más práticas de gestão. Assim, explicar o quadro atual. Consiste em realizar o levantamento de dados e informações, realizar conversas com os proprietários, sócios, diretores da empresa. Além de entender, definitivamente, o quadro inicial da correção da rota, ou seja, um plano de recuperação da saúde econômica e financeira da empresa.
A gestão interina consiste em assumir o comando ou algumas posições de liderança na empresa, para viabilizar a implantação de um plano de ação rápido e eficaz. O objetivo inicial, é estabilizar situações de crise, criando condições para diminuir a resistência na implantação de um plano de renovação. Este tipo de intervenção, é realizado em níveis de direção e executivo, pode também atingir o nível gerencial da hierarquia organizacional das empresas.

O processo de reestruturação e mudança envolve, principalmente, pessoas. Nesse sentido, o plano estratégico deve ser comunicado de forma correta, garantindo o entendimento e o envolvimento de todos os níveis hierárquicos da empresa.