Finanças
O objetivo, é ajudar gerir de forma eficiente os recursos financeiros da empresa, aumentar o retorno sobre o capital empregado, identificar oportunidades de redução de custos e criar condições aceitáveis do grau de alavancagem para projetos e investimentos.
Planejamento e Controle Financeiro
O planejamento é um processo de organização financeira. Por meio do cenário atual, juntamente com objetivos e diretrizes necessárias para alcançar resultados satisfatórios para a organização em curto e longo prazo.
Planejamento Orçamentário
É um processo de objetivos, diretrizes e premissas sobre receitas, custos de vendas, despesas operacionais, fluxo de caixa, capital de giro e investimentos na situação atual, comparada com a situação orçada para o período determinado. Acompanhando e monitorando as variações do Real x Orçado.
Benefícios: determina responsabilidades para os gestores e obtenção de resultados, estabelece expectativas definidas para avaliação de desempenho em relação ao período anterior, ajuda os gestores a canalizar esforços, instrumento nas tomadas de decisões, com base nos efeitos comparativos do Real x Orçado.
Administração do Capital de Giro
O capital de giro é formado por ativos e passivo circulante do balanço da empresa, que geram atividades operacionais, para manter o fluxo de caixa estável. A necessidade de capital de giro, é o valor mínimo para fazer frente às obrigações da empresa, fornecedores, contas a pagar e empréstimos. A NCG (necessidade do capital de giro) é igual ao Ativo Circulante – Passivo Circulante.
Benefícios: clareza da NCG (necessidade do capital de giro). Melhorar a qualidade de indicadores financeiros: índice de liquidez, demonstrando a capacidade de arcar os compromissos de curto prazo e em ciclos de operação. Financeiro e econômico, demonstrar o tempo de compra até o recebimento da venda. Equilíbrio financeiro e otimização da liquidez.